quarta-feira, 11 de junho de 2008

Atendendo ao chamado do Perissé

Ontem, 10 de junho, fazendo minha lição de casa, passei na minha estante antes de tomar o avião rumo a Cuiabá. A escolha se deu devido as prioridades. Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, a fim de terminar as dez últimas páginas que restavam a dias, e Leitor Criativo de Gabriel Perissé, pois ia já pela metade...na sala de espera, enfim se abriram os olhos dos personagens lusitanos...e de imediato a mão buscou suprir ausência das aulas que me ausentavam a alma naquela noite. E ainda criativo, passei ao Perissé.

Assim ía suprindo a minha necessidade em esquecer a aula do Nelson que cada vez estava mais longe de mim...o avião acaba de chegar...algumas pessoas próximas já haviam observado minha leitura, mas nada de especial...o avião parte....e tem escala em Prudente....entra uma senhora de nome Sueli, baixinha, bastante alinhada, simpática e pede licença para sentar ao meu lado...lá estou eu voltando ao sobrevôo pelas linhas alegres do Perissé...parecia até mesmo estar ouvindo-o falar naqueles parágrafos...quando então vem a pergunta...

"Você é professor?"....

Respondi que fui por muitos anos na cadeira de Processo Civil, mas, ávido em confirmar que a indagação nascera da observação da minha leitura, fiz a pergunta óbvia...

"Mas, porque a senhora pergunta isso?"

Ela então, para a minha completa alegria, diz...

"Vejo que o você lê concentrado, e o título do livro - O leitor Criativo - me faz pensar o quanto li minha vida toda, pois sou formada em Letras, sou professora em Presidente Prudente e o título é bastante sugestivo para quem gosta de ler"

Foi a deixa para que eu me sentisse completamente realizado...a missão estava cumprida por si só...mas quem me conhece, sabe que não deixei por menos....e comentei com ela...

"Este livro é de um autor bastante interessante, e que está a frente de um projeto pioneiro em São Paulo..."

Abri a orelha do livro li sobre a formação do autor, comentei as peculiaridades do curso, sobre os módulos, a Jornada da Escritor, os blogs, a Faculdade que nos dava suporte, e em especial passei a fazer propaganda do Mentor falando sobre outros livros seus....nesse instante, com ciúmes e olhar atento, deixei que ela folheasse o livro por uns instantes...

E, uma hora e meia depois de falarmos sobre leituras, adolescentes que lêem, Instituto Pró-Livro, maridos que assistem Tv e esposas que adoram internet, estávamos chegando a Cuiabá, quando então saquei de um bloco de anotações e passei-lha o endereço do sítio do Perissé, com menção das páginas de blogs do mesmo onde poderia encontrar seus escritos e sugestões....afinal ela ficou interessada pelo dito mentor....

Gabriel, me senti como que vendendo o seu peixe, e confesso, foi um prazer a mais ter um livro seu nas mãos naquele momento.
Obrigado.
Sady Foch

0 comentários: